Receita de Bem Casado


Impossível dar uma recepção para convidados hoje em dia sem ter o saborodo e delicado bem-casado. Ele é disputado pelos convidados, quecomem até mesmo na festa, poucos resistem e levam-no para casa no final da festa.

Receita de Bem Casado

Mas nem sempre chega ao destino: na maioria das vezes acaba sendo devorado pelo caminho. Delicioso e popular, o bem-casado está repleto de significados. Segundo a tradição, o homem e a mulher foram unidos como se fossem uma só pessoa.

O bem-casado resume simbolicamente essa predestinação, o encontro de dois seres distintos que se completam. Inicialmente, o bem-casado possuía no meio uma camada de ovos moles, uma mania lusitana. Tradicionalmente no Rio de Janeiro, onde a influência portuguesa continua expressiva e no Rio Grande do Sul é servido com o recheio tradicional. Em São Paulo predomina o doce de leite, claro ou escuro. Nesse caso, o bem-casado volta emblematicamente às origens.

Receita de Bem Casado

E, vamos ao que interessa a muita gente. Vamos a Receita do Bem Casado, é Fácil mais dá trabalho e precisa de carinho e imaginação para os diversos tipos de embalagens do mercado.

Receita de Bem Casado

Ingredientes para o bem casado:

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 150 gramas de fécula de batata
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Raspas de um limão

Receita de Bem Casado

Modo de preparodo bem casado:

Bata os ovos com o açúcar refinado em batedeira bem potente tipo planetária por 10 minutos, ou 18 minutos em batedeira comum. Peneire a fécula, a farinha, o fermento e o bicarbonato.

Na mistura de gemas, junte o limão, a essência e os ingredientes peneirados e mexa uma única vez. Coloque a massa do bem-casado com 2 colheres, pingando delicadamente com espaço. Asse em fôrma forrada com papel manteiga em forno 180º por 10 minutos, ou até os bem-casados começarem a dourar nas bordas. Retire do forno. Com a ajuda de uma espátula, retire o bem-casado ainda quente da assadeira e deixe esfriar. Una o bem-casado (dois a dois) com 1 a 2 colheres (de chá) de doce de leite ou creme de ovos, goiabada ou geléia de frutas e passe-os no açúcar de confeiteiro. Se preferir, faça uma pasta rala, com água e o açúcar de confeiteiro ou banhe em calda grossa de açúcar.

Embeba o bem-casado e deixe secar.

Receita de Bem Casado

Ingredientes para a Calda do Bem Casado:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar para
  • 1/2 xícara (chá) de água morna

Misture o açúcar na água morna. Mergulhe o bem-casado rapidamente e, aos poucos, nessa calda (sempre fora do fogo) e, com a ajuda de um garfo, vire-os para que fiquem molhados por inteiro. Escorra-os no próprio garfo, de encontro à panela, retire-os e coloque-os, de preferência, sobre uma grade para secar. Se for necessário, pingue um pouco de água morna na calda, durante o preparo, para evitar que resseque.

Recheio Tradicional de Bem Casado: O recheio frequente é o leite condensado cozido na própria lata, em panela com água. Cuidado, não abra a lata com o doce ainda quente. Deixe esfriar.
Outra opção: leite, açúcar, baiunilha e bicarbonato de sódio. Para não pegar ou grudar na panela, usa-se 1 a 2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina culinária, dependendo da quantidade de líquido. Quando elaborado com 1 a 2 litros de leite, o recheio fica pronto em aproximadamente 1 hora. Com 9 a 10 litros, ferve durante 5 a 6 horas.

Dicas de Mãe

Quando for unir o bem-casado, coloque o recheio na parte que ficou em contato com a assadeira.
Se preferir, embrulhe o bem-casado em papel celofane, depois em papel manteiga e amarre com laços de fita e pedrinha de cristal ou pérola. Veja sugestões nas fotos.